quinta-feira, 12 de abril de 2012

Asma


A Asma Brônquica é uma doença inflamatória das vias aéreas,  levando a chiados no peito, falta de ar, desconforto no tórax e tosse. Esses episódios são mais freqüentes a noite e pela manhã e podem ser reversíveis espontaneamente ou com tratamento.
A asma brônquica é um problema que estima-se que 300 milhões de indivíduos são afetados no mundo, causando em torno de 250.000 mortes por ano.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento da asma podem ser Genéticos ou Ambientais

(ácaros da poeira doméstica, pelos de animais, fungos; infecções; sensibilizantes ocupacionais; fumaça de cigarro; poluição aérea, entre outros.


Sintomas
Se caracteriza por crises de falta de ar, sibilos, tosse, sensação de opressão torácica, geralmente após contato com alérgenos, variações sazonais, infecções virais, irritantes ambientais como: cigarro, fumos, entre outros e que respondem ao tratamento para asma.


Tratamento:
- Medicações de controle, de uso diário e que devem ser usados por longo tempo. Seu principal representante é o corticóide inalatório.

- Medicações de alívio, que são usados por sua ação rápida para aliviar os sintomas e são usados conforme a necessidade do doente; seu principal representante é o beta 2 agonista (salbutamol spray, fenoterol spray,salmeterol, formoterol, entre outros)


Para saber mais sobre asma brônquica, consulte um pneumologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário