Para o diagnóstico de TDAH, alguns sintomas que causam prejuízo devem estar presentes antes dos sete anos. Ainda, algum prejuízo devido a esses sintomas deve estar presente em mais de um ambiente. Por exemplo, a pessoa deve ser prejudicada em casa e na escola, ou em casa e no trabalho. Além disso, deve existir uma evidência clara de que os sintomas interferem na capacidade da pessoa de funcionar em casa, em ambientes sociais ou profissionais.
Existem três categorias diferentes de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
A desatenção pode não ser aparente até que a criança entre no ambiente desafiador da escola. Em adultos, os sintomas de desatenção podem se manifestar no trabalho ou em situações sociais.
Uma pessoa com TDAH pode ter algum ou todos os sintomas seguintes:
- dificuldade em prestar atenção a detalhes e tendência a cometer erros por descuido na escola ou em outras atividades; produzir trabalhos geralmente bagunçados ou descuidados
- distrai-se facilmente com estímulos irrelevantes e frequentemente interrompe tarefas em andamento para prestar atenção em barulhos triviais ou eventos geralmente ignorados por outros
- incapacidade de manter a atenção em tarefas ou atividades
- dificuldade em terminar trabalhos escolares ou profissionais, ou na realização de tarefas que exigem concentração
- muda frequentemente de uma atividade incompleta para outra
- procrastinação
- hábitos desorganizados no trabalho
- esquecimento em atividade diárias (por exemplo, perde compromissos, esquece de levar o almoço)
- falha na conclusão de tarefas como trabalhos escolares ou pequenas tarefas
- mudanças frequentes na conversa, não escuta aos outros, não presta atenção nas conversas e não segue detalhes ou regras das atividades em situações sociais
Os sintomas de hiperatividade podem ser aparentes em pré-escolares e estão praticamente presentes antes dos sete anos:
- mexer-se ou contorcer-se quando sentado
- levantar-se frequentemente para andar ou correr em determinado ambiente
- correr ou subir excessivamente quando isso é inapropriado (em adolescentes isso pode se manifestar como inquietação)
- dificuldade em brincar em silêncio ou participar de atividades tranquilas de lazer
- estar sempre em movimento
- falar exessivamente com frequência
Os sintomas de impulsividade incluem:
- impaciência
- dificuldade em atrasar respostas
- deixar escapar respostas antes do término das perguntas
- dificuldade em esperar sua vez
- interrupção e intrometimento freqüente de outras pessoas a ponto de causar problemas em ambientes sociais e profissionais
- iniciar conversas em horas inapropriadas
Muitos desses sintomas ocorrem de vez em quando em jovens normais. Contudo, em crianças com TDAH eles ocorrem frequentemente – em casa e na escola ou quando visitam amigos. Eles também interferem na capacidade da criança de funcionar normalmente.
O TDAH é diagnosticado após a criança apresentar alguns ou todos os comportamentos supracitados em pelo menos dois ambientes, por pelo menos seis meses.
A desatenção tende a persistir por toda a infância e adolescência e continuar na idade adulta. Os sintomas de hiperatividade e impulsividade tendem a diminuir com a idade.
Quando crescem, alguns adolescentes que sofrem de TDAH grave desde a metade da infância experimentam períodos de ansiedade e depressão.
Existem vários sinais de alerta para o TDAH que parecem piorar quando a demanda na escola ou em casa aumenta. Eles incluem:
- não ouvir às instruções
- ser incapaz de se organizar, seja em casa ou na escola
- mexer-se, especialmente as mãos e os pés
- falar muito
- falha no término de projetos, incluindo pequenas tarefas e deveres de casa
- não prestar atenção e responder a detalhes
- tirar notas ruins na escola
- isolar-se dos colegas devido a notas baixas e depressão secundária
fonte:http://www.neurosong.org.br/index.php/noticias/123-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-sintomas-de-tdah
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